PRÁTICAS DE ENCENAÇÃO
com Álvaro Correia, Carlos Pessoa, Carlos Pimenta, Cucha Carvalheiro, Elmano Sancho, Marco Medeiros, Marta Lapa, Mónica Calle e Sofia Cabrita
DATAS: 27 JAN a 31 MAR 2025
HORÁRIO: 20h às 23h
TOTAL DE HORAS: 27h (9 sessões)
PÚBLICO-ALVO: Profissionais de Artes Cénicas, bailarinos, etc.
LOCAL: Polo 2 do Teatro Meridional | Marvila | Largo Luís Dourdil Lote 4, 1º piso (acesso pelas escadas exteriores).
VALOR: 170€
INSCRIÇÃO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:
• Preencher o formulário de inscrição, no link: http://bit.ly/3YmWEtc
• Poderá haver alguma alteração pontual, quer de datas, quer de encenadores.
• Caso as inscrições ultrapassem o número máximo de participantes, serão sujeitas a um processo de seleção prévia.
• Caso não seja atingido o número mínimo de participantes, a formação não se realizará.
• Após ser notificado por e-mail sobre a realização do workshop, o pagamento por transferência bancária deve ser efetuado na totalidade até à data informada.
• Se efetuar o pagamento após a data informada, a vaga na formação não é garantida.
• Em caso de desistência até 24h do início da formação, o valor da inscrição é reembolsado em 50% da totalidade paga.
• Em caso de desistência no primeiro dia ou após o início da formação, o valor da inscrição não é reembolsado.
APRESENTAÇÃO
Um segundo conjunto de encontros num módulo de 9 sessões, convocando profissionais da área da encenação com experiência de trabalho em que cada um é convidado a partilhar os seus pressupostos e metodologias de trabalho, dando relevância aos aspetos que se prendem com as suas preocupações e práticas, desde a escolha de um texto, conceitos, temáticas, pesquisa e/ou escrita de espetáculos ou performance, definição das respetivas equipas artísticas, técnicas e de produção e ao modo como articulam essas diferentes áreas do espetáculo. Relevante pode ser também a escolha da linguagem formal para cada espetáculo, a relação com os atores/interpretes, o espaço cénico/design de cena, desenho de luz, música/espaço sonoro, projeção vídeo, figurinos, adereços, maquilhagem… assim como a organização dos tempos de ensaios, temporadas, reposições, circulação, relação com o público, e todo um conjunto de questões que não estando aqui elencadas sejam vitais no exercício profissional singular de cada um.
Espaço também para partilhar, momentos de restruturação/síntese, novos entendimentos e eventualmente criações mais marcantes para cada um. Nestes encontros de partilha, haverá naturalmente lugar para uma relação de comunicação direta entre pares.
CALENDARIZAÇÃO
- 27/01 | Carlos Pessoa
- 3/02 | Cucha Carvalheiro
- 10/02 | Mónica Calle
- 17/02 | Carlos Pimenta
- 24/02 | Marco Medeiros
- 10/03 | Elmano Sancho
- 17/03 | Sofia Cabrita
- 24/03 | Álvaro Correia
- 31/03 | Marta Lapa
FORMADORES
ÁLVARO CORREIA
Tem o curso de Encenadores/Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema e o Curso de Formação de Actores da Comuna - Teatro de Pesquisa. Tem uma Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, variante de Comunicação e Artes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Pertenceu à Comuna – Teatro de Pesquisa de 1989 a 2015, tendo participado em dezenas de produções teatrais, como encenador e como ator. Participou em diversas séries de televisão, dobragens e locuções, bem como nos filmes Sinais de Fogo de Luís Filipe Rocha, António, um rapaz de Lisboa de Jorge Silva Melo, Ruth de António Pinhão Botelho e A Herdade de Tiago Guedes. Foi Vice-Presidente e Diretor do Departamento de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema de 2012 a 2018. É Professor Adjunto do Departamento de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema, onde leciona a disciplina de Interpretação desde 2000.
CARLOS PESSOA
Docente da Licenciatura em Teatro, da Escola Superior de Teatro e Cinema e Coordenador Pedagógico-Artístico do Mestrado em Teatro, Especialização em Encenação, da mesma Escola. Foi Diretor do Departamento de Teatro da ESTC entre 2004 e 2010 e Presidente da mesma instituição em 2011. Licenciado em Teatro e Educação pela ESTC. Tem o título de Especialista em Teatro – Encenação, atribuído pelo Instituto Politécnico de Lisboa. Fez a pós-graduação e o curso de doutoramento em Ciências da Comunicação, Variante Comunicação e Artes, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. É cofundador e Diretor Artístico do Teatro da Garagem. Desde 1989, foi o autor e encenador da quase totalidade dos mais de 100 espetáculos que a Companhia apresentou, tendo diversas peças publicadas.
CARLOS PIMENTA
Doutorado em Ciências da Comunicação (comunicação, arte, cultura e novas tecnologias) pela ECATI | Universidade Lusófona. Mestre em Ciências da Comunicação (FCSH/UNL). Foi membro, entre 1979 e 2001, da Companhia do Teatro Nacional D. Maria II. Dirigiu cerca de três dezenas de espetáculos no TNDMII, TNSJ, CCB, F.C. Gulbenkian, Rivoli, TM S. Luíz, Teatro Camões, entre outros. Foi Coordenador do Departamento de Teatro do IPAE/Ministério da Cultura) e membro fundador e primeiro Presidente da GDA (Sociedade de Gestão dos Direitos dos Artistas Intérpretes). Entre 2006 e 2009 foi consultor do Instituto Camões para a internacionalização das artes. Publicou diversos artigos sobre cultura e teatro, em jornais e revistas nacionais e estrangeiras. Professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Universidade Lusófona do Porto. Diretor da Licenciatura em Artes Dramáticas – Formação de Atores, Universidade Lusófona do Porto e consultor para as artes da ECATI.
CUCHA CARVALHEIRO
Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Lisboa e foi ainda como estudante que começou a fazer teatro, no Grupo Cénico da Faculdade de Direito de Lisboa. Como atriz, integrou o elenco do Teatro do Mundo, Teatro do Século, Comuna, Companhia Teatral do Chiado e Escola de Mulheres. Fundadora do Teatro do Mundo e da Escola de Mulheres, está ainda na origem da Causas Comuns, participando ativamente no desenho de inúmeros projetos. Dirigiu o Teatro da Trindade entre 2009 e 2012. Como encenadora, Hotel dos Dois Mundos, de Eric-Emmanuel Schmitt, no TNDMII, em 2006; Sonata de Outono, de Ingmar Bergman, em parceria com Fernanda Lapa, no Teatro Municipal de S. Luiz, em 2007; O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge, no Teatro da Trindade, em 2010; À Margem, três peças curtas de Tennessee Williams, no Teatro da Comuna, em 2014; e Fonte da Raiva, de sua autoria, no Teatro de São Luiz, em 2023; e A Andorinha, de Guillen Clua, no Teatro Experimental de Cascais, em 2024. Destaca a sua interpretação em A Cabra, de Albee, encenação de Álvaro Correia (Globo de Ouro – Melhor atriz de Teatro 2004); A direção e adaptação de O Dia dos Prodígios, de Lídia Jorge e como autora, a peça Está aí alguém? (Cotovia).
ELMANO SANCHO
Com uma vasta carreira teatral iniciada em 2004, interpretou grandes papéis da dramaturgia mundial e foi dirigido por reputados encenadores nacionais e estrangeiros. Em 2010/2011 trabalhou como actor na Comédie-Française em Paris. É autor e encenador. Os seus textos teatrais estão publicados no volume "I Can’t Breathe e Outros Textos", da Imprensa da Universidade de Coimbra e "A Sagrada Família" da Fundação INATEL. Com o espetáculo "Misterman" venceu o Prémio SPAAUTORES como Melhor Actor. Com " A Última Estação, venceu o Prémio Mirpuri de Teatro Carlos Avilez. Recentemente, venceu o prémio SPAAUTORES de Melhor Texto Português Representado com "Jesus, o Filho". Em cinema trabalhou com Marco Pontecorvo, Valéria Sarmiento, Benoît Jacquot, Raul Ruiz, Solveig Nordlund, Hugo Diogo, João Maia entre outros. Integrou o elenco da série internacional criada para a Netflix, "Damsel". Fez parte do elenco das séries "O Crime do Padre Amaro", "Vento Norte", "Conta-me Como Foi", "Três Mulheres" e "A Filha da Lei", entre outros. Foi protagonista da série "O Nosso Cônsul em Havana" no papel de Eça de Queirós.
MARCO MEDEIROS
Começou a sua formação frequentando um workshop de artes circenses e outro de teatro com Adolfo Gutkin. Em seguida, fez o curso de Interpretação da Escola Profissional de Teatro de Cascais. A partir de 2004, integrou o elenco de várias séries e novelas dos diferentes canais. Em 2010, fundou a PALCO13, onde encenou autores como Alice Vieira, Hugo Barreiros, Natália Correia, Shakespeare, Luís Lobão, Plauto, Marius von Mayenburg, David Greig, Roberto Cossa e Lewis Carroll. Foi diretor de atores na SP Televisão, Plural, Valentim de Carvalho, tendo dirigido as novelas Mar Salgado, Coração D'Ouro, Amor Maior, Valor da Vida, Prisioneira, a série Sim, Chef, e o reboot da série Morangos com Açúcar em 2023.
MARTA LAPA
Frequentou a Escola de Dança e a Escola Superior de Dança do Conservatório Nacional. Desde 1991 que tem assinado a coreografia de inúmeros espetáculos de Dança e Teatro. Na Escola de Mulheres, onde está desde a sua fundação, em 1995, foi a responsável pelo movimento e coreografia de praticamente todas as criações da companhia e foi assistente de encenação de todas as criações de Fernanda Lapa. Coordena desde 2012 o ciclo de leituras encenadas DA VOZ HUMANA. Em 2020 assinou a Direção Artística de “O PUNHO”, de Bernardo Santareno, com versão cénica de Fernanda Lapa, com estreia a 19 de novembro. Em 2021 encenou ainda o espetáculo “Entre Eles Dois”, de Catherine Verlaguet, texto que nunca tinha sido levado a palco em Portugal. Em 2022 encenou o espetáculo “Não estás aqui por acaso” que junta na cocriação e interpretação dois nomes incontornáveis do panorama cultural nacional e internacional, Leonor Keil (bailarina) e Carlos Bica (Contrabaixista). É cofundadora, sócia-gerente e codiretora artística da Escola de Mulheres – Oficina de Teatro.
MÓNICA CALLE
Mónica Calle é encenadora, atriz e diretora artística da companhia de teatro Casa Conveniente em Lisboa, que funda em 1992, e desde aí tem trabalhado a partir de textos de autores clássicos. Desde 2007 tem desenvolvido também trabalho de formação com atores e não-atores desenvolvendo projetos de workshops, ensaios, performances e espetáculos de teatro. Em 2013, muda-se com a Casa Conveniente do Cais Sodré para a Zona J de Chelas, na periferia de Lisboa, para criar um novo espaço de teatro independente na cidade, e funda a associação cultural Zona Não Vigiada, que se associa à Casa Conveniente, para desenvolver este projeto. Em 2017, é condecorada pelo Governo de Portugal com o reconhecimento de Mulher na Cultura - Prémio Maria Isabel Barreno. Ao longo da sua carreira de 30 anos, foi reconhecida com variados prémios na qualidade de atriz e de encenadora, nas áreas do teatro e cinema. Recentemente recebeu aclamação pelas criações 'Ensaio Para Uma Cartografia' (2017) e 'Carta' (2021), ambos coproduzidos e estreados no Teatro Nacional D. Maria II.
SOFIA CABRITA
Encenadora, atriz, locutora, professora e mediadora, desenvolve o seu trabalho artístico no âmbito da criação de espetáculos a partir de pessoas, histórias e lugares, usando as máscaras e os objetos como mediadores destes espetáculos-encontro. Doutoranda em Estudos Artísticos: Arte e Mediações e pós-graduada em Comunicação e Artes pela FCSH, formada pelas escolas de Teatro do Gesto Estudis de Teatre (Barcelona) e Kíklos-Scuola Internazionale di Creazione Teatrale (Pádua) e licenciada em Formação de Atores pela ESTC. Leciona Teatro do Gesto e Máscaras desde 2003, no ensino artístico superior (ESTC, ESMAE, ESAD, U. Évora e ESTAL), no ensino profissional e em escolas de ensino não formal. Encenou e colaborou com várias Companhias de teatro e criadores. Apresentou criações em Espanha, Itália, Venezuela e Brasil. Artista e mediadora em vários projetos com a comunidade, é coautora da publicação Caderno de Práticas Teatrais para o ensino-aprendizagem da Língua (Conselho Português para os Refugiados e F. C. Gulbenkian, 2020).