Stanis I2

 

STANISLAVSKI PSICOFÍSICO

com Carlos Nicolau Antunes


DATAS:
 18 a 22 NOV 2024 (turma 1)

HORÁRIO: 19h30 às 22h30

 

DATAS: 25 a 29 NOV 2024 (turma 2)

HORÁRIO: 19h30 às 22h30

 

 

TOTAL DE HORAS: 15 h (5 sessões)

PÚBLICO-ALVO: atores, encenadores, dramaturgos, estudantes de teatro

LOCAL: Polo 2 do Teatro Meridional | Marvila | Largo Luís Dourdil Lote 4, 1º piso 

VALOR: 90€

 

INSCRIÇÃO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

• Preencher o formulário de inscrição, no link: http://bit.ly/3YmWEtc 

• Caso as inscrições ultrapassem o número máximo de participantes, serão sujeitas a um processo de seleção prévia.
• Caso não seja atingido o número mínimo de participantes, a formação não se realizará.

• Após ser notificado por e-mail sobre a realização do workshop, o pagamento por transferência bancária deve ser efetuado na totalidade até à data informada.
• Se efetuar o pagamento após a data informada, a vaga na formação não é garantida.
• Em caso de desistência até 24h do início da formação, o valor da inscrição é reembolsado em 50% da totalidade paga.
• Em caso de desistência no primeiro dia ou após o início da formação, o valor da inscrição não é reembolsado.


APRESENTAÇÃO

Constantin Stanislavski, talvez a personalidade mais influente no teatro do sec.
XX, foi o primeiro grande investigador acerca de uma metodologia para preparar o actor, a personagem e a cena. O chamado Sistema de Stanislavski foi evoluindo ao longo do tempo pois, como bom investigador que era, nunca se agarrou dogmaticamente às verdades que foi encontrando, mostrando-se sempre aberto a questionamentos e propostas inovadoras. Foi muito influenciado pelos seus melhores alunos Meyerhold e Michael Tchékhov, abandonando o uso da “memória emocional” dos primeiros tempos, que muito influenciou o teatro norte-americano, progredindo na direcção da “acção psicofísica”.


Neste workshop trabalharemos a partir da influência do seu Sistema no teatro Russo de uma forma teórico-prática, usaremos cenas de peças clássicas e contemporâneas para aprofundamento prático dos conteúdos.

Objetivos e Obstáculos, conceito e sua inter-relação na organização do Conflito;

Definição de Acontecimento, sua relação com Ações e Objetivos;

Circunstâncias Sugeridas: definição e sua influência nas Ações e Objetivos;

Círculos de Atenção, definição e aplicação prática;

Monólogo interior, Visualização e sua inter-relação com a fisicalidade.

 

OBJETIVOS
• Entender o enquadramento histórico e teórico do Sistema de Stanislavski e sua evolução, da memória afetiva às ações físicas e ao método de Análise Ativa.
• Noção de divisão de cena em unidades em função dos acontecimentos.
• Escolha de objetivos/intenções e obstáculos mais adequados para uma vivência psicofísica do conflito da personagem.
• Reconhecer as ações a que recorremos para tentar cumprir objetivos da personagem.
• Reagir sensorialmente a acontecimentos.

 

BIOGRAFIAS

CARLOS NICOLAU ANTUNES

Frequentou a Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e é Mestrado em Encenação, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, pela Middlesex University em Londres em 2005. Ainda como bolseiro da Fundação fez Estudos de Qualificação Avançada na Faculdade de Encenação da Academia Russa de Arte Teatral (GITIS) em Moscovo. Trabalhou como ator, entre outros, no Teatro da Cornucópia em sete espetáculos. Foi assistente de encenação de Luís Miguel Cintra, António Pires e Fernanda Lapa. Encenou e deu formação a vários grupos de teatro universitário. Foi docente a tempo inteiro na licenciatura e no mestrado em Teatro na Universidade de Évora entre 2007 e 2012. Leciona de novo nesta universidade desde 2023. Tem lecionado ou colaborado pontualmente com instituições universitárias como o ISPA-IU, Escola Superior de Educação de Lisboa, Universidade de Macau, Universidade Nova, Universidade do Minho, Srinakarinvirot University em Bangkok e UNICAMP no Brasil. Lecionou na Escola Profissional de Teatro de Cascais desde 2013 a 2024.



Newsletter

Desejo receber novidades sobre o Teatro Meridional.
Ao subscrever a newsletter do Teatro Meridional, está a dar-nos permissão para o tratamento dos seus dados de acordo com o Regulamento Geral da Proteção de Dados. A AMC garante que os dados se destinam exclusivamente para a divulgação e promoção da sua actividade e programação. Para mais informação sobre a nossa política de privacidade, carregue aqui