FÉRIAS CRIATIVAS - 3ª Edição
com Rita Mendes (coord.), Catarina Pereira, Marco Fonseca, Raquel Oliveira e Tadeu Faustino
DATAS:
1ª semana – 1 a 5 julho
2ª semana – 8 a 12 julho
HORÁRIO: Segunda a Sexta das 9h30 às 17h
(as atividades da manhã iniciam-se às 9h30 e à tarde terminam às 17h, entre as 9h e as 9h30 e 17h-18h será o período para chegada/saída das crianças)
LOCAL: Polo II do Teatro Meridional | Marvila | Largo Luís Dourdil Lote 4, 1º piso (acesso pelas escadas exteriores)
PÚBLICO-ALVO: Crianças dos 6 aos 12 anos
VALOR*: 130€/semana (inscrição, inclui seguro) + 50€ (alimentação: 2 lanches e 1 almoço, opcional)
* [10% de desconto do valor de inscrição para irmãos ou frequência das 2 semanas]
APRESENTAÇÃO:
O Teatro Meridional apresenta na sua 3ª Edição, um programa quinzenal de Férias Criativas podendo, no entanto, a participação ser apenas semanal. São propostas duas semanas de atividades em que através de várias disciplinas artísticas na base das quais estará sempre o jogo dramático, se convoca o pensamento, o corpo e a criatividade.
Estas duas semanas envolverão naturalmente atividades no exterior e de um tempo livre diário e pessoal.
1ª SEMANA (1 a 5 Jul) – Oficina “Perdidos e Achados”
com Rita Mendes, Catarina Pereira e Marco Fonseca (Teatro Meridional)
A Oficina Perdidos e Achados irá propor a construção de uma cidade utópica que servirá de pressuposto ao desenvolvimento de um projeto de um Teatro de Sombras. Através do aproveitamento de objetos esquecidos em casa e materiais que colocaríamos no lixo, o grupo será desafiado a construir, ao longo de uma semana, uma cidade sustentável. Desde a planificação da cidade, passando pela construção de casas, lojas, bairros e jardins e até à invenção das personagens que lá moram, terminaremos com uma maquete do espaço que ambicionamos habitar, tornado vivo com um teatro de luz e sombras que conta a história dos seus habitantes.
O Teatro de Sombras, uma das mais antigas artes de narração de histórias, servirá como mote artístico nesta 1ªsemana criativa. Rita Mendes (produtora e ilustradora) e Marco Fonseca (cenógrafo) apresentarão este universo de efeitos visuais que ao utilizar uma fonte de luz projetada, numa superfície, e elementos plásticos representam uma história.
...........................
2ª SEMANA (8 a 12 Jul) – Oficina “Janelas de Futuro”
com Raquel Oliveira e Tadeu Faustino
Se "Futuro" fosse uma personagem, que história poderia contar? Qual seria a sua voz? Quem seria "o Futuro"?
Num horizonte repleto de possibilidades, esta oficina serve para ampliar as vozes do futuro. Através de jogos teatrais, estímulos à imaginação, odes às discussões e pensamento coletivo. Exploraremos as potencialidades do amanhã e imaginaremos soluções para os desafios que se apresentam. Juntos vamos explorar os mistérios e Discurtir a personagem “futuro”
Nesta semana de oficinas, vamos debater não só sobre o futuro, num conceito geral, como também a escola de hoje, de ontem e de amanhã e que influência umas têm nas outras. Curiosamente, a palavra "escola" tem origem no grego "scholé", que originalmente significava "tempo livre" ou "lazer dedicado à aprendizagem e reflexão". Este conceito convida-nos a reimaginar a escola como um espaço de exploração e diálogo, alinhado com as necessidades e sonhos do “futuro”.
INSCRIÇÃO: https://forms.gle/Z92ExAjGwnAppSi69
+INFO: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. | 91 999 12 13
BIOGRAFIAS
RITA MENDES
(Lisboa, 1992) Com a Pintura encontrou o Teatro que, por sua vez a levou à Ilustração. Formada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, tirou o curso de formação de atores da Act e, mais tarde, ilustração para os novos media na Etic. Divide o seu trabalho entre produção de Teatro e Ilustração. Desde 2021 que trabalha como assistente de produção e comunicação no Teatro Meridional. Desde 2022 que coordena as atividades das Férias criativas do Teatro Meridional. Terminou, em 2023, a Pós-Graduação em Marionetas e Formas Animadas na ESElx.
MARCO FONSECA
Licenciado em Design de Cena pela Escola Superior de Teatro e Cinema (2005).
Trabalhou como assistente de Cenografia em projetos de José Carlos Barros e Teresa Mota. Colaborou com a Companhia Lama (Faro), Companhia da Outra (Brasil), Comédias do Minho, Teatro dos Aloés, na construção de cenografia e figurinos.
Trabalha regularmente com os criadores Fernando Mota, Carla Galvão e Rui Rebelo, na realização plástica de espetáculos, nomeadamente BARLAVENTO (2016), CANÇÕES NÓMADAS (2015) e PEIXE LUA (2013). Com Carla Galvão e Crista Alfaiate concebeu a máquina de cena do espetáculo para a infância LÁ FORA (2014), e mais recentemente com Flávia Gusmão no projeto PANTUTA (2016). Colabora regularmente com as cenógrafas Marta Carreiras e Teresa Varela, na criação e execução de cenários.
Integra desde 2006 a equipa do Teatro Meridional, onde é responsável pela gestão e manutenção dos espaços de preparação, apresentação e armazenamento, bem como pela coordenação dos processos de construção/ montagem das atividades da Companhia, assumindo a direção de cena/palco dos espetáculos.
CATARINA PEREIRA
Desde cedo que o teatro é a sua paixão. Entre 2016 e 2019 frequentou o curso profissional de Artes do Espetáculo-Interpretação, na Escola Secundária Gil Vicente. É Licenciada em Mediação Artística e Cultural pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Ser o elo entre o objeto artístico e o público é o seu novo objetivo e pretende proporcionar oportunidades para que algo novo se crie.
RAQUEL OLIVEIRA
(Lisboa, 1991) Formada pela EPTC (Escola profissional de Teatro de Cascais (2008/2011), Actor's Workshop, companhia Adishakti Theatre, na Índia (2015) e anualmente complementa a sua formação com Workshops intensivos.
Estreou-se no Teatro Experimental de Cascais em 2011. Em teatro trabalhou com Natália Luiza, Carlos Avilez, Jorge Silva, Elsa Valentim, Isabel Medina, João Ascenso, Sandra Barata Belo, Sofia Espírito Santo, Pedro Caeiro, Lourenço Henriques, Teresa Côrte-Real e Marco Medeiros (2011/2022). Atriz em espetáculos de intervenção social e teatro fórum/ teatro debate (2015/2019). Integrou o elenco da novela Mar Salgado (Elsa - SIC) entre outros elencos de telenovela e séries. Em Cinema fez O Fim da Inocência realizado por Joaquim Leitão (Femke - Cinemate). Criadora e encenadora do espetáculo Xamamã, Companhia de Actores (2021). Frequentemente dá a voz em locuções e dobragens (2016/2022). Criadora do Festival online para a infância “Festivalar” (2020). Professora de expressão dramática (2017/2018). Formadora do “Clube de Ensaio” na Companhia de Actores (2016/2022). Co-fundadora da companhia de teatro As Crianças Loucas (2017).
TADEU FAUSTINO
Terminou a Licenciatura de Teatro – Ramo Actores, na Escola Superior de Teatro e Cinema, em 2017.
Ao longo do seu percurso, destaca os workshops de Teatro conduzidos por Claúdia Gaiolas, Pedro Lamas, Frédéric da Cruz Pires, Sofia de Portugal, Mónica Calle, Mónica Garnel, Ricardo Neves-Neves, João Fiadeiro e Miguel Seabra.
Profissionalmente, realça os espetáculos “Encontrar o Sol”, estreado no Teatro São Luiz, e “Karl Valentin Kabarett”, estreado no Teatro da Trindade, ambos com encenação de Ricardo Neves-Neves; o espetáculo “Dona Rosinha a Solteira”, com encenação de Natália Luiza e com apresentação no Teatro Meridional; a participação no projeto “CCC Vai à Escola” - um projeto da Associação Corações com Coroa, com encenação de Natália Luiza; o espetáculo “Sonho de uma Noite de Verão”, encenação de Maria João Luís, Teatro da Terra; o espetáculo “O Beijo de Judas”, encenação de Carlos Avilez, estreado no Teatro Experimental de Cascais; os espetáculos “O Lugre” e “Balada para Sophie”, encenações de Maria João Luís, Teatro da Terra.
Em televisão releva o trabalho na série “Três mulheres”, de Fernando Vendrell, David e Golias/RTP1.