CURSO DE HISTÓRIA DO TEATRO
Formadora: Maria João da Rocha Afonso
DATAS:
• 18, 25 Fev
• 11, 18, 25, Mar
• 1, 8 de Abr
2ªs | 20:00 às 23:00
TOTAL
21 horas
PÚBLICO-ALVO
Estudantes, Profissionais de Espectáculo e Público em Geral
CONTEÚDOS:
1. Era uma vez um bosque
O nascimento e desenvolvimento do teatro na Antiguidade Clássica
2. Vira-se o feitiço contra o feiticeiro
O papel da Igreja no teatro medieval
3. Agora é a nossa vez de contar histórias
O nascimento do teatro comercial
O teatro isabelino e William Shakespeare
4. E se juntássemos todas as artes?
A arquitectura teatral italiana e o nascimento da ópera
5. O rei manda, o teatro obedece?
O teatro francês do séc. XVII: Molière, Corneille e Racine
6. Vamos falar verdade?
O teatro naturalista do séc. XIX – o advento do encenador e os autores do Norte da Europa: Ibsen, Strindberg, Tchekhov
7. Cada cabeça, sua sentença
Um breve panorama dos múltiplos caminhos das artes performativas no séc. XX – bailado, teatro político, correntes experimentalistas, performance, entre outras.
INVESTIMENTO
100€
CANDIDATURAS
Enviar CV actualizado para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
MARIA JOÃO DA ROCHA AFONSO
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês/Português) e com Mestrado em Cultura Inglesa.
Foi docente do Departamento de Estudos Anglo-Portugueses da FCSH – UNL onde ensinou, entre outras, cadeiras de Tradução Literária, Cultura e Literatura Inglesa e História do Teatro.
Juntamente com João Barrento e Fernando Cabral Martins criou a pós-graduação em Tradução da FCSH-UNL.
Frequentou em Stratford, com bolsas da Fundação Gulbenkian, várias formações sobre o teatro de Shakespeare numa colaboração entre o Shakespeare Institute e a Royal Shakespeare Company.
Em 1986, ganhou a Sir Henry Thomas Scholarship, de Universidade de Birmingham para aí fazer investigação e leccionar durante um mês.
Em 1990, fez parte do grupo fundador da Sh:in:E - Shakespeare in Europe, com sede na Universidade de Basileia, Suíça.
Em 2001 foi a bolseira portuguesa da English Speaking Union, tendo frequentado o curso «Shakespeare and the Arts», em Oxford (New College).
Deu aulas de História do Teatro na escola de teatro da Comuna - Teatro de pesquisa, na EPTC, na BeOnStage, Escola d’Artes do Espectáculo, etic e Formação Teatral além de fazer com certa regularidade sessões de trabalho sobre espectáculos variados, com companhias e em escolas.
Como freelancer trabalhou com várias companhias e encenadores entre 1987 e 2012 quando integrou a PALCO13, onde se mantém, sendo responsável pelas traduções de grande parte das peças montadas pela companhia bem como pelo trabalho de dramaturgia associado aos vários espectáculos.
É investigadora do CETAPS (UNL) e tem desenvolvido e publicado trabalho em áreas como os Estudos Anglo-Portugueses, a Tradução para Teatro e História do Teatro.
É tradutora freelancer para a edição e voluntária dos Museus de Cascais para os quais já desenvolveu vários projectos ligados à história e ao património da vila. De momento trabalha na inventariação e classificação do espólio do actor Luís Alberto Quilhó Jacobetty, encontrando-se a fazer a respectiva base de dados.
Coordena a colecção «Teatro Inesiano» da ORO, tendo já publicado dois dos cinco volumes previstos.
Colabora com a associação Welcome People&Arts em projectos ligados à cidadania e solidariedade social. Em 2017/18 coordenou o workshop «Vanessa vai à Luta» (igualdade de género) dentro do projecto APP – Arte Para Pensar. Em 2018/19 coordena as sessões das «Conversas No Museu», realizadas no Museu de Etnologia, na quarta quinta-feira de cada mês, debruçando-se sobre temas ligados ao Racismo e Exclusão Social.