OFICINA DE CLOWN
com Margarida Gonçalves
DATAS: 19 a 23 FEV
HORÁRIO: 10h às 13h
TOTAL DE HORAS: 15h (5 sessões)
PÚBLICO-ALVO: Profissionais de Artes Cénicas, bailarinos.
LOCAL: Teatro Meridional
VALOR: 90€
INSCRIÇÃO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:
• Preencher o formulário de inscrição, no link: http://bit.ly/3YmWEtc
• Caso as inscrições ultrapassem o número máximo de participantes, serão sujeitas a um processo de seleção prévia.
• Caso não seja atingido o número mínimo de participantes, a formação não se realizará.
• Após ser notificado por e-mail sobre a realização do workshop, o pagamento por transferência bancária deve ser efetuado na totalidade até à data informada.
• Se efetuar o pagamento após a data informada, a vaga na formação não é garantida.
• Em caso de desistência até 24h do início da formação, o valor da inscrição é reembolsado em 50% da totalidade paga.
• Em caso de desistência no primeiro dia ou após o início da formação, o valor da inscrição não é reembolsado.
APRESENTAÇÃO
O clown não representa: ele é o que faz (…) Não se trata de uma personagem, ou seja, de uma entidade externa a nós, mas a ampliação e dilatação dos aspetos ingénuos, puros, humanos do nosso próprio ser.
Lecoq, J
O clown; o eterno desajustado que subverte o aborrecido quotidiano.
Este workshop propõe oferecer ferramentas para que usando a criatividade e a verdade se descubra uma linguagem cómica, idiota, poética, única e inerente a cada indivíduo.
Descobrir o clown como ferramenta para o jogo da verdade do ator, num exercício de humildade e persistência.
Sem nunca ter medo do ridículo, sem nunca ter medo de falhar, o clown arrisca porque quer jogar, porque quer fazer rir.
Algumas questões que vão surgir:
-Como consegue o ator enganar o próprio conhecimento, transgredindo-o em prol do jogo constante?
-Estaremos nós tão conscientes do espaço físico; de quem nos rodeia; e seremos capazes de trabalhar a ação e reação?
-O que acontece quando colocamos a mais pequena máscara?
FORMADORES
MARGARIDA GONÇALVES
Margarida Gonçalves nasceu no Porto em 1975. Frequentou o Curso de Interpretação na ACE Escola de Artes, frequentou a École Philipe Gaulier em Londres e tem pós-graduação em Teatro - Artes Performativas pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Iniciou o seu trabalho como atriz profissional em 1997, na companhia Teatro Bruto. Colaborou em produções no Teatro Nacional S. João, Companhia de Teatro de Almada, Chapitô, Companhia Paulo Ribeiro, Teatro Meridional, Teatro do Bolhão, Teatro da Didascália, Circolando, Noitarder, Astro Fingido, entre outras.
Trabalhou com Joana Providência, Alan Richardson, Peta Lilly, José Carretas, André Riot Sarcey, Marcos Barbosa, José Wallenstein, António Capelo, António Fonseca, Joaquim Benite, Rogério de Carvalho, John Mowat, Paulo Ribeiro, Ana Luena, Marta Lapa, António Júlio, Raquel S., Madalena Vitorino, entre outros. Foi responsável pelo movimento nos espetáculos Uma Família Portuguesa, encenado por Cristina Carvalhal, e Deserto, Deserto, encenado por Carlos Avillez. Leciona Teatro Físico e Clown na ACE Escola de Artes (Porto e Famalicão). O seu trabalho tem como base o movimento do ator. No âmbito profissional as suas criações têm uma componente muito forte da técnica clown e do teatro físico. Dirigiu vários workshops para o serviço educativo da ACE-Teatro do Bolhão, e para o Teatro Meridional. Faz parte da Operação Nariz Vermelho.