GINÁSIO DO ATOR
com Ana Catarina Afonso, Ana Sofia Paiva, Eduardo Frazão, Joana Pupo, Miguel Seabra, Nicolau Antunes, Romeu Costa e Sofia Cabrita
DATAS: 10 OUT a 28 NOV
HORÁRIO: 3ªf das 20h às 22h30
TOTAL DE HORAS: 20h (8 sessões)
PÚBLICO-ALVO: Profissionais de Artes Cénicas
LOCAL: Polo 2 do Teatro Meridional | Marvila | Largo Luís Dourdil Lote 4, 1º piso (acesso pelas escadas exteriores).Caso seja possível, algumas sessões serão no espaço do Teatro Meridional.
VALOR: 110€
INSCRIÇÃO:
• Preencher o formulário de inscrição, no link: http://bit.ly/3YmWEtc
• Caso as inscrições ultrapassem o número máximo de participantes, serão sujeitas a um processo de seleção prévia.
• Caso não seja atingido o número mínimo de participantes, a formação não se realizará.
• Em caso de desistência antes do início da formação o valor devolvido é 50% do total.
APRESENTAÇÃO
Um conjunto de sessões de trabalho que tem como objetivo ser um espaço de reciclagem e desenvolvimento para atores, convocando, num primeiro momento, oito formadores também atores e/ou encenadores, com experiências qualificadas e práticas distintas. Pretende-se que, em continuidade, estas sessões se venham a constituir como um espaço de “treino” permanente do ator.
O pressuposto é que cada sessão possa aportar partilhas individuais que remetam para diferentes metodologias, técnicas, práticas, tipos de teatralidade, assim como a extensão de técnicas teatrais usadas em várias disciplinas, mas que todas incidem no corpo, voz e/ou interpretação.
I CONJUNTO
- 10 Out | Miguel Seabra (Teatro Meridional)
- 17 Out | Joana Pupo
- 24 Out | Ana Sofia Paiva
- 31 Out | Nicolau Antunes
- 7 Nov | Ana Catarina Afonso
- 14 Nov | Eduardo Frazão
- 21 Nov | Sofia Cabrita
- 28 Nov | Romeu Costa
(A data da sessão de cada formador está sujeita a alteração.)
FORMADORES
MIGUEL SEABRA
Licenciado em Teatro - Formação de Atores pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Em 1992 funda o Teatro Meridional, Companhia onde se mantém como co-director artístico e que tem marcado o seu percurso profissional como Ator, Encenador, desenhador de luz, formador e produtor. É professor convidado da Escola Superior de Educação de Lisboa, onde leciona a disciplina "Oficina Artístico-Pedagógica" no Mestrado de Teatro na Educação, e desde 2018 leciona um dos módulos da disciplina de Interpretação na Escola Profissional de Teatro de Cascais.
JOANA PUPO
Mestre em Teatro/Movimento, pela ESTC/IPL e licenciada em Filosofia FCSH/UNL; formou-se como atriz no Estúdio Nancy-Tuñon, Barcelona. Foi selecionada para a École des Maîtres em 2005, com Carlo Cecchi. Segue o treino com os métodos Suzuki e Viewpoints, com a SITI Company, desde 2010, tendo estado em NY com Anne Bogart e no Japão com Tadashi Suzuki. Trabalha com diversas companhias em Portugal, tendo atualmente projetos com MarinaNabais Dança, Ritual de Domingo/Sónia Barbosa, CemPalcos, Mochos no Telhado e Companhia Caótica. Em 2020, funda a Companhia Mente de Cão, com Pepa Macua e Catarina Sobral, com quem estreia "A Gravidade de Um Pássaro" e "Todas As Coisas Extraordinárias". www.mentedecao.pt
ANA SOFIA PAIVA
Ana Sofia Paiva é atriz, aprendiz e outras coisas. Dedica-se desde 2008 à narração e investigação de contos de tradição oral. Passou por diversos encontros de narração oral por toda a Europa, Irão, Cabo Verde, Canárias, América do Sul e EUA. É formada em Teatro pela ESTC e pós-graduada em Promoção e Mediação da Leitura pela Universidade do Algarve. Trabalha como atriz, contadora de histórias e investigadora de contos populares de tradição oral, sendo membro do Instituto de Estudos de Literatura e Tradições (FCSH-UNL), do Centro de Estudos Ataíde Oliveira (FCHS-UAlg) e da cooperativa Memória Imaterial.
CARLOS NICOLAU ANTUNES
Carlos Nicolau Antunes frequentou a Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e fez o mestrado, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, pela Middlesex University em Londres em 2005, tendo feito Estudos de Qualificação Avançada na Academia Russa de Arte Teatral em Moscovo. Trabalhou como ator, entre outros, no Teatro da Cornucópia. Encenou e deu formação a vários grupos de teatro universitário. Foi docente a tempo integral na licenciatura e no mestrado em Teatro na Universidade de Évora. Lecionou na Escola Superior de Educação de Lisboa e atualmente dá aulas na Escola Profissional de Teatro de Cascais, na Inimpetus e, novamente, na licenciatura e mestrado da Universidade de Évora.
ANA CATARINA AFONSO
Inicia o seu percurso artístico em Ballet, na Royal Ballet Academy, aperfeiçoando as técnicas de Dança contemporânea e Carácter. Frequentou o Curso de Interpretação Intensivo na escola In Impetus, complementando-se nas áreas de Dramaturgia e Técnica da Máscara. Estende a sua presença profissional em Teatro, séries e telenovelas, dobragens e locução. No teatro integrou o elenco de “A Casa de Bernarda Alba”, encenada por Celso Cleto e a peça de teatro imersivo “Alice, o outro lado da História”, encenada por Miguel Thiré. Editou recentemente o seu primeiro livro de poesia “A força de um Lugar”.
EDUARDO FRAZÃO
Mestre em Teatro na área de especialização Ator/Encenador e licenciado em Estudos Teatrais – ramo ensino, Eduardo Frazão desenvolve trabalho como ator profissional desde 1998 e como formador desde 1999. Como ator trabalha regularmente em Teatro, Cinema, televisão, Dobragens, Locução e já coescreveu duas peças de Teatro e dois argumentos para cinema. Professor e formador certificado pelo Centro de Acreditação de Braga, tem desenvolvido atividade como professor no Ensino Público, como formador de professores e através de workshops e formações pontuais na área do Teatro.
SOFIA CABRITA
Atriz, encenadora, locutora e professora, desenvolve o seu trabalho artístico no âmbito da criação de espetáculos a partir de pessoas, histórias e lugares, usando as máscaras e os objetos como mediadores destes espetáculos-encontro. Doutoranda em Estudos Artísticos – Arte e Mediações, pós-graduada em Comunicação e Artes pela FCSH, formada pelas escolas de Teatro do Gesto Estudis de Teatre (ESP) e Kíklos-Scuola Internazionale di Creazione Teatrale (ITA) e licenciada em Formação de Atores-Encenadores pela ESTC. Leciona Teatro do Gesto e Máscaras no Ensino Superior, ensino profissional e em escolas de ensino não formal. Encenou e colaborou com várias Companhias de teatro e criadores. Foi aluna de Donato Sartori, no Seminário Internazionale L´Arte della Maschera (ITA). Tem estado ligada a vários projetos de formação e criação sobre práticas artísticas para a educação e integração.
ROMEU COSTA
Licenciou-se em Teatro pela ESTC. Em 2000, iniciou a sua carreira profissional no Teatro O Bando. Desde então tem trabalhado com criadores teatrais como Beatriz Batarda, Bruno Bravo, Gonçalo Amorim, Luca Aprea, Marco Martins, Miguel Seabra, Natália Luiza, Nuno Cardoso, Nuno Carinhas, Pedro Gil, Ricardo Neves-Neves, Tiago Guedes e Tiago Rodrigues. Em 2009 foi nomeado para um Globo de Ouro de Melhor ator de Teatro, com o espetáculo Mona Lisa Show de Pedro Gil, e, em 2021, com o espetáculo Catarina e a Beleza de Matar Fascistas de Tiago Rodrigues. Em 2018 ganhou o prémio de Melhor Actor pelo espetáculo Órfãos, de Tiago Guedes, pela Sociedade Portuguesa de Autores. Desenvolveu paralelamente a coordenação e direção de projetos artísticos com jovens não-atores e investigadores científicos. Em 2022 dirige e interpreta o espetáculo Maráia Quéri, co-produzido pelo TNDMII.