TÉCNICA PSICOFÍSICA DE MICHAEL TCHÉKHOV
com Carlos Nicolau Antunes
PÚBLICO-ALVO: atores, encenadores, estudantes de teatro e interessados nos processos psicofísicos.
DATAS: 29 de maio a 21 de junho
HORÁRIO: 2ª e 4ª feira das 19h30 às 22h30
TOTAL DE HORAS: 21h (7 sessões)
LOCAL: Polo 2 do Teatro Meridional | Marvila | Largo Luís Dourdil Lote 4, 1º piso (acesso pelas escadas exteriores)
VALOR:125€
INSCRIÇÃO
• Preencher o formulário de inscrição, no link: http://bit.ly/3YmWEtc
• Caso as inscrições ultrapassem o número máximo de participantes, serão sujeitas a um processo de seleção prévia.
• Caso não seja atingido o número mínimo de participantes, a formação não se realizará.
APRESENTAÇÃO
Michael Tchékhov, discípulo de Stanislavski e por este considerado o seu melhor ator, desenvolveu esta técnica como uma via para aplicar comuns condições arquetípicas humanas à individualidade do actor. O trabalho é imaginativo em vez de pessoal, físico em vez de intelectual. O corpo, a voz, a imaginação e a sua interligação ao serviço de quem atua. A técnica de Michael Tchékhov inspirou atores notáveis como Anthony Hopkins, Yul Brynner, Ingrid Bergman, Jack Palence, Gregory Peck, Marilyn Monroe, Jack Nicholson, Clint Eastwood e Johnny Depp.
OBJETIVOS
- Compreender o enquadramento histórico e teórico da técnica;
- Saber trabalhar com os princípios da técnica e com a noção de corpo psicofísico;
- Apreensão das ferramentas principais na relação com um texto: Qualidades de movimento, Gesto psicológico, Centros energéticos; Corpo imaginário e Atmosferas;
- Saber aplicar as ferramentas na concretização do “evento interior”;
- Saber aplicar a Sensação de Leveza e Desenvoltura, do Belo, da Forma,
do Todo em todas as ações em cena.
CARLOS NICOLAU ANTUNES
Carlos Nicolau Antunes frequentou a Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e é mestrado, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, pela Middlesex University em Londres em 2005, tendo feito Estudos de Qualificação Avançada na Academia Russa de Arte Teatral (GITIS) em Moscovo.
Trabalhou como ator, entre outros, no Teatro da Cornucópia em sete espetáculos. Foi assistente de encenação de Luís Miguel Cintra, António Pires e Fernanda Lapa. Encenou e deu formação a vários grupos de teatro universitário. Foi docente a tempo integral na licenciatura e no mestrado em Teatro na Universidade de Évora entre 2007 e 2012. Tem lecionado e colaborado pontualmente com instituições universitárias como o ISPA-IU, Universidade de Macau, Universidade Nova, Universidade do Minho, Srinakarinvirot University em Bangkok, UNICAMP no Brasil. Leciona presentemente na Escola Profissional de Teatro de Cascais, na Escola Superior de Educação e na Inimpetus - Escola de Atores. Tem estudado a técnica de Michael Tchékhov desde 2003 com vários mestres e continuadores russos como Natalia Svereva, Oleg Koudriashov e Slava Kokorin e americanos e europeus como Graham Dixon, Lenard Petit, Per Brahe e a Micha-Michael Chekhov Association.